9 Benefícios na natação infantil desde os primeiros anos de vida

Praticar atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde e isso é válido para todas as idades. Os benefícios da natação são vários para o desenvolvimento infantil, principalmente no físico e no cognitivo.

Dentre os esportes infantis, a natação é uma das atividades mais completas e ricas para essa faixa etária. Além das partes física e cognitiva, a natação infantil contribui para a coordenação motora e para as habilidades sociais.

Prosseguindo com a leitura do artigo, você verá mais a fundo os benefícios da natação a longo prazo!

Benefícios da natação infantil: quais são eles?

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a natação infantil pode ser incentivada ainda na primeira infância.”

Como a natação para crianças ajuda no desenvolvimento infantil? Primeiramente, a prática esportiva desenvolve a capacidade cardiorrespiratória, a velocidade e a agilidade, assim como a coordenação motora e o equilíbrio.

O esporte infantil também é útil no desenvolvimento das capacidades psicomotoras, como a lateralidade, noções espaciais, temporais e de ritmo. Da mesma forma, a natação infantil melhora as percepções táteis, visuais e auditivas.

Por fim, o esporte também impacta na aprendizagem socioemocional[1] , proporcionando uma vida bem mais ativa. Entenda agora mais a fundo esses benefícios da natação infantil!

1. Fortifica o sistema imunológico infantil

A prática da natação infantil fortalece os mecanismos de defesa do organismo, tornando o sistema imunológico mais resistente a vírus e bactérias. Por consequência, a saúde infantil melhora, já que diminui a incidência de doenças, principalmente respiratórias.

2. Melhora o sistema respiratório

Durante a aula de natação infantil iniciante, a criança trabalha o seu sistema cardiorrespiratório. Debaixo d’água, ela precisa utilizar o diafragma, o que leva a uma respiração mais correta.

Dessa forma, a natação auxilia no tratamento de complicações respiratórias como a asma, rinite e bronquite.

3. Desenvolve a coordenação motora

A natação para crianças apresenta diversos tipos e variações, cada uma com movimentos distintos, que devem ser executados de maneira coordenada. É necessário conciliar os braços, as pernas e a respiração, o que exige concentração, disciplina e coordenação.

Dessa forma, inevitavelmente, a prática esportiva desenvolve no seu filho a resistência e coordenação motora.

4. Estimula o tônus muscular

Um dos principais benefícios da natação a longo prazo é o fato dela trabalhar todos os músculos do corpo, principalmente os braços e as costas. A prática esportiva estimula também a resistência muscular e melhora a postura do praticante.

5. Diminui o estresse e melhora o aprendizado

Junto da meditação infantil[2] , a natação proporciona o alívio do estresse diário e das interações sociais. Além disso, é uma prática que ajuda no aprendizado das noções de espaço, tempo e ritmo.

6. Ajuda na circulação sanguínea

Os músculos do coração também são aprimorados com a prática esportiva, pois a natação melhora a oxigenação sanguínea, circulação e distribuição de nutrientes. Dessa forma, pode até mesmo evitar problemas cardíacos no futuro do seu filho.

7. Evolui a qualidade do sono

As aulas de natação infantil iniciante evoluem gradualmente a qualidade do sono, pois a prática acaba fazendo a criança se sentir mais relaxada de noite. Isso é resultado da queima de energia elevada, já que a natação é uma atividade intensa.

8. Combate a obesidade

Outro dos grandes benefícios da natação a longo prazo é o combate a obesidade, já que a prática regular da natação queima muita energia. Dessa forma, se diminui a gordura e permite a entrada de uma alimentação mais saudável na rotina.

9. Aumenta a sociabilidade da criança

Durante as aulas de natação infantil iniciante, é fácil de socializar, principalmente porque é uma prática esportiva que pode ser feita em grupo.

Qual é a idade para a natação infantil?

A idade para a natação infantil é ampla, podendo a prática já começar a partir dos 6 meses de idade. Contudo, o ideal é que se comece as aulas de natação a partir dos 3 anos, com a criança acompanhada pelos pais.

Independente da idade para a natação infantil, é importante garantir a segurança na água, adotando todos os equipamentos recomendados: trajes de banho e boias.

Como iniciar o seu filho na natação para crianças?

Primeiramente, adote uma frequência de prática de 2 a 3 vezes por semana, sendo menor o tempo, conforme é menor a criança. A natação deve ser iniciada em água rasa, sendo ensinado primeiro o movimento das pernas.

Depois, treine a respiração de maneira lúdica, pedindo que seu filho fale palavras embaixo d’água para os colegas decifrarem. Durante esse tempo, é importante que estimule a confiança dele em nadar.

De pouco em pouco, vá aprimorando as técnicas iniciais, o que vai aumentando gradualmente os benefícios da natação. Dessa forma, você notará facilmente o desenvolvimento cognitivo e físico do seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *