Economia circular: ensine o consumo consciente

Economia circula ensine o consumo consciente: Economia circular? Consumo consciente? Já ouviu falar? É um jeito interessante de consumir que faz bem para o bolso e para o planeta! E a boa notícia é que você pode colocar em prática com seu filho!

Ser mãe é uma aventura incrível, mas também vem com uma série de responsabilidades.

Desde o momento em que escolhemos as primeiras roupinhas para o nosso bebê até quando ele começa a desenvolver seu próprio estilo, a gente está sempre tomando decisões sobre o que comprar.

Só que, com a correria do dia a dia, a gente muitas vezes nem pensa no impacto que essas escolhas têm no meio ambiente. A verdade é que o consumo exagerado tem prejudicado os recursos naturais e a saúde do nosso planeta.

Então, o que a gente pode fazer para mudar isso? Como ensinar para os nossos filhos a importância de consumir de forma consciente e sustentável?

A boa notícia é que existem várias maneiras de agir! E, ao longo deste artigo, vamos explorar algumas dicas que você pode aplicar no seu dia a dia.

Economia Circular: o que é?

A economia circular é um conceito que combina desenvolvimento econômico com um uso mais inteligente dos recursos naturais.

Isso significa criar novos modos de fazer negócios e produzir coisas, de forma que a gente use menos matéria-prima nova e mais materiais que podem ser usados várias vezes, além de escolher insumos que são duráveis, recicláveis e renováveis.

Ela surgiu em 1989, na Inglaterra, com um artigo escrito por David Pearce e Kerry Turner, que eram economistas e ativistas ambientais britânicos.

A importância disso tudo ficou mais evidente por causa da crise climática. A ideia principal é tomar medidas para reverter os estragos que a gente fez no ambiente, como o aquecimento global e a poluição.

A ideia é usar os materiais de forma mais inteligente, reciclando e reutilizando sempre que possível.

Claro que, como pais, a gente geralmente está ocupado com um monte de coisas, como escola dos filhos, trabalho, a correria do dia a dia, sem prestar tanta atenção nessas discussões importantes, como a questão do clima global.

Mas é importante entender que o futuro não depende só da gente, mas também das gerações futuras. E as crianças precisam estar envolvidas nesse assunto para que cresçam sendo adultos conscientes.

Afinal, elas é que vão herdar o planeta e lidar com as consequências das nossas ações.

Engajar os filhos para um consumo consciente: por que é importante?

Nós sabemos que as futuras gerações vão ser as responsáveis pelo nosso planeta. Então, se a gente quer que nossos filhos aprendam a cuidar do meio ambiente, é importante começar a ensiná-los sobre consumo consciente desde cedo.

E por que isso é tão crucial? Primeiro, porque as crianças são como esponjas: elas absorvem tudo que os adultos fazem e dizem. Então, se você quer que seus filhos sejam consumidores conscientes, você precisa dar o exemplo.

Mostre a eles que você se preocupa com o meio ambiente fazendo pequenas mudanças no seu dia a dia, como:

  • Desligar as luzes quando não estiver usando;
  • Reduzir o consumo de água;
  • Reciclar e reutilizar materiais;
  • Comprar produtos de empresas sustentáveis.

O consumo consciente vai além de apenas cuidar do meio ambiente.

Também se trata de ser responsável com o dinheiro e os recursos que a gente tem.

Ensinar seus filhos a consumir de forma consciente vai ajudá-los a se tornarem adultos mais conscientes e responsáveis financeiramente.

E quais são os benefícios de uma criança que se importa com o meio ambiente?

Primeiro, essas crianças têm mais chances de se tornarem adultos preocupados com o planeta. Elas aprendem a valorizar os recursos naturais e a fazer escolhas que beneficiam o meio ambiente.

Segundo, essas crianças tendem a ser mais engajadas como cidadãos. Elas se envolvem em causas sociais e políticas que são importantes para elas.

Por último, mas não menos importante, essas crianças costumam ser mais felizes e adotar hábitos saudáveis. Elas têm um senso de propósito e de pertencimento a algo maior do que elas mesmas.

Economia circular: como despertar a consciência ambiental nas crianças

Crianças absorvem tudo ao seu redor como esponjas! E se a gente quer que elas cresçam se importando com o meio ambiente, o momento de começar é agora!

Mas como podemos fazer isso de uma forma divertida e que faça mesmo a diferença?

1. Seja o exemplo que você quer ver no mundo

Crianças aprendem mais observando do que ouvindo. Então, se você quer que elas separem o lixo, economizem água e abram mão do descartável, seja o exemplo!

Mostre que você também se preocupa com o meio ambiente e que pequenas ações no dia a dia podem fazer a diferença.

2. Comece com pequenos gestos

Não precisa querer mudar a casa da noite para o dia e transformá-la num paraíso ecológico. Comece com pequenas mudanças que as crianças consigam entender e participar.

Por exemplo, desligue a luz ao sair de um cômodo, feche a torneira enquanto escova os dentes, use sacolas reutilizáveis quando for ao supermercado. Explique para eles por que é importante fazer cada uma dessas coisas e os incentive a participar.

3. Torne a natureza parte da rotina

Leve as crianças para dar um passeio no parque, plantar uma hortinha em casa ou observar os pássaros no quintal. Esse contato com a natureza é super importante para elas desenvolverem um senso de conexão e cuidado com o meio ambiente.

4. Explore a economia circular

A economia circular é um modelo de desenvolvimento que busca reduzir o desperdício e a extração de recursos naturais. Isso é feito reutilizando, consertando, reciclando e valorizando materiais e produtos.

Ao contrário da economia linear tradicional, onde usamos e jogamos fora, na economia circular a ideia é manter os recursos circulando o máximo possível. É tipo aquele lema “reciclar, reutilizar e reduzir”.

Então, para pais e mães, a dica é ensinar às crianças que nem tudo precisa ser jogado fora. Mostre como é possível reutilizar materiais para criar brinquedos, roupas e coisas de decoração legais.

Por exemplo, você pode levar as crianças para visitar um centro de reciclagem e explicar como o lixo pode ser transformado em coisas novas. E quando estiverem no supermercado, escolha produtos com embalagens recicláveis e explique para elas por que isso é importante, mostrando que a quantidade de lixo que a gente produz afeta o planeta.

5. Use livros, canais e materiais educativos

Existem diversos livros, canais no YouTube, como NATGeo, Manual do Mundo, Ciência Hoje, além de materiais educativos que podem ajudar as crianças a aprender sobre o meio ambiente de forma divertida e interativa.

Conclusão

Sabe aquela ideia de que nada se perde, tudo se transforma? Então, é mais ou menos isso! A gente pode usar e reusar as coisas várias vezes, ao invés de simplesmente jogar fora.

Agora, imagina ensinar isso para as crianças desde cedo? Elas são o futuro, certo? E quem melhor para ensinar do que os pais? Afinal, a gente está sempre por perto, dando o exemplo.

Mas calma lá, não é para transformar os pequenos em super-heróis do meio ambiente de uma hora para outra. O aprendizado deve ser aos poucos, inserindo gradualmente a ideia de que nossas ações impactam o mundo.

Por exemplo, você pode começar com coisas simples, tipo separar o lixo para reciclagem, ou mostrar como podemos reutilizar algumas coisas que iríamos jogar fora.

Ao ensinar as crianças sobre economia circular, a gente está investindo em um futuro mais verde e sustentável. Com o tempo, essas ações se tornam hábitos e as crianças vão crescer com uma consciência muito mais sustentável.

Leia também nosso artigo sobre cultura maker.

Deseja conhecer a Sunrise School? Agende sua visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *