Você é ansioso? Vamos refletir juntos.

Outro dia, ao buscar a filha de 5 anos na escola, os pais perceberam claramente que a criança estava chateada.

Ao entrar no carro começou a chorar. Os pais seguiram o caminho de casa achando que sua filha explicaria o que havia acontecido.

Mas dois minutos após saírem da escola, a escola recebe a mensagem no whatsapp: O que aconteceu com minha filha hoje na escola que ela não para de chorar?

Imagine a pressão que essa criança havia sofrido nesses dois minutos: Por que você está chorando? O que aconteceu na escola? Alguém te machucou? Quem te bateu? Se você não falar eu não consigo te ajudar!
Assim que normalmente acontece. 

Se você confia na escola, respire. Se fosse algo mais sério, com certeza os pais seriam comunicados.

Como ensinar a criança a controlar suas emoções e a ser menos ansiosa se os pais fazem o oposto? 

Além de pressionar por uma resposta que claramente a criança ainda não quer dar, os pais ficam frustrados e a desamparam em um momento que ela precisa.
Que tal se conectar com o cérebro direito, emocional, e fazê-lo se conectar com o cérebro esquerdo racional? Diga que você percebeu que ela está triste, que você respeita o silêncio dela e que você vai continuar ali ao lado dela apoiando para quando ela se sentir confortável para te falar o que aconteceu, você com certeza irá ajudá-la a entender o que aconteceu para se sentir melhor?
 
Não complique, simplifique! 
 
Entender as crianças é a chave para um relacionamento mais saudável e feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *