Por que criar uma rotina de sono para os bebês é importante para o desenvolvimento?

Todos nós sabemos os benefícios que tem uma boa noite de sono, não é mesmo? É capaz de revigorar e trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde. Mas, como criar uma rotina de sono para os bebês e garantir que as crianças durmam tranquilas?

Para que a criança acorde alegre, cheia de ânimo, com energia e bom humor, é necessário que ela durma uma quantidade de horas suficiente e tenha um sono de qualidade.
Existem diversos fatores que podemos utilizar para estabelecer uma rotina de sono para os bebês que seja restauradora. São variantes que vão muito além das horas de descanso e das regras para que elas possam dormir.

Para uma criança descansar da maneira correta, existem diversos fatores de ordem emocional, questões sociais, familiares ou culturais ou, ainda, distúrbios respiratórios.
É muito comum em algumas famílias as dificuldades para colocar as crianças para dormir ou para fazer com que tenham um sono sem interrupções. Estes são problemas que podem surgir em qualquer fase da vida.

Mas, nunca é tarde para começar a analisar o que de fato tem atrapalhado o sono dos bebês. Isso poderá variar por conta de aspectos psicológicos e também por questões fisiológicas.
Veja a seguir um pouco mais sobre a importância da rotina de sono para os bebês.

A importância de uma boa noite de sono

Antes de iniciarmos, é muito importante que você entenda que a falta de um bom sono de qualidade poderá acarretar em diversos fatores no desenvolvimento dos bebês.
Pode acarretar em dificuldades na concentração, na memória, aprendizagem e comportamento.

Mas, também é importante que você saiba que não existe uma receita milagrosa para solucionar os problemas na rotina de sono para os bebês. É importante avaliar cada situação de maneira individual.

Manter hábitos especiais e fixos na hora de colocar as crianças para dormir serve como uma espécie de auxílio para as famílias, buscando melhorar essa situação.

Essas ações têm por finalidade sinalizar o corpo e a mente das crianças de que as tarefas do dia estão sendo finalizadas e que o corpo deverá desacelerar para ter um adormecer saudável e tranquilo.

Melhores estratégias para estabelecer uma boa rotina de sono para os bebês

Antes de estabelecer quais são essas estratégias, é necessário primeiramente, deixar claro que os pais são os principais responsáveis em auxiliar o sono de seus filhos. Ou seja, cabe a eles o cuidado com as crianças na hora de estabelecer os procedimentos adequados para auxiliar em uma boa rotina de sono para os bebês.

Assim sendo, é importante que eles entendam que os problemas com a rotina de sono para os bebês podem estar ligados ao próprio ambiente familiar.

Este cenário é uma via de mão dupla: os distúrbios de sono da criança afetam diretamente o bem-estar da criança e dos pais e os problemas emocionais dos pais poderão piorar ou precipitar os distúrbios de sono da criança.

É muito importante que exista um consenso entre os responsáveis da criança sobre o horário ideal para dormir e, também é importante que haja uma parceria para cumprir todo este processo estabelecido como uma rotina de sono para os bebês. Os pais precisam ser firmes, mas nunca agressivos.

É necessário ter cuidado também ao tentar apressar a criança na hora de dormir, para saber utilizar o horário de descanso na realização de outras atividades, sem gerar ansiedade na criança para que ela se acalme o suficiente na hora do seu sono.

Existem outras sugestões que você pode seguir:
 Estabelecer horários para a criança dormir e acordar, inclusive aos fins de semana e feriados;

  • Avisar a criança que está na hora de dormir e, se possível, levá-la ainda acordada para a cama;
  • Ao se aproximar a hora de dormir, não deixar que a criança utilize celulares, tablets ou eu fique diante da televisão;
  • Criar rotinas de descanso antes de colocar a criança para deitar, à fim de diminuir a ansiedade (ler histórias para a criança ou ouvri músicas relaxantes);
  • Estimular refeições leves antes de dormir, juntamente com toda a família.

Conclusão

Trouxemos para vocês algumas discussões a respeito do estabelecimento de uma rotina de sono para os bebês. Esperamos que seja um artigo útil para você e que você consiga implementar nossas dicas em sua rotina familiar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *