As mudanças no cotidiano ocorreram de forma rápida e abrupta ao longo de 2020. Todos no planeta foram afetados pelo novo coronavírus conhecido como Covid-19.
Essas mudanças atravessaram todos os estratos da sociedade. Após a pandemia, surgiram muitas dúvidas e incertezas que colocaram novas perspectivas sobre as relações e os próprios espaços.
Diante de constantes reestruturações e mudanças, os espaços de sociabilidade foram reinventados e as relações também mudaram.
E neste contexto, acredita-se que as escolas devem repensar toda a sua abordagem à educação devido à grande responsabilidade de que as mesmas tenham diante de um novo cenário pós pandemia.
Isso inclui mudar o que ensinam, como ensinam, quem ensinam e por que ensinam. Além disso, as escolas devem rever a natureza essencial de seus currículos e os seus métodos de educação.
Achou esse tema relevante para a aprendizagem do seu filho? Então continue a leitura até o final.
Pandemia e desenvolvimento educacional
Após o coronavírus, muitas reflexões surgiram em todos os círculos sociais sobre aspectos da vida social, e um deles é a aprendizagem de jovens e crianças após este momento desafiador que todo o mundo passou e está passando.
Isso levou muitas escolas, educadores e instituições educacionais a considerar novas ideias de mudança.
Por sua vez, os inspirou a descobrir novas abordagens para aprender e ensinar – junto com a avaliação – na educação.
Eles perceberam que essas alterações só poderiam ocorrer se os atores da educação estivessem dispostos a acreditar em novas ideias e experimentá-las.
Consequentemente, muitas escolas começaram a explorar novas direções após o fim do isolamento social.
Dessa forma, vê-se o desafio, mais uma vez, não somente dos jovens e crianças, mas de todo o corpo educacional, diante do desenvolvimento educacional pós pandemia.
Tecnologia e educação pós pandemia: teremos uma tecnologia educacional mais centralizada?
A tecnologia – que inclui ferramentas para aprendizagem e comunicação – tornou-se essencial na vida moderna, exigindo uma compreensão profunda da educação quanto à cultura digital.
As gerações futuras precisarão entender tanto o universo quanto a cultura em que estão imersas por meio de meios digitais.
Consideramos o grande desafio educacional do futuro pós-pandemia criar diálogo entre o conhecimento digital e a educação.
Os efeitos tecnológicos do Covid-19 vão além de serem apenas uma questão de integralização das redes sociais, diz respeito a novas facetas do ensino com a utilização da tecnologia.
Nós sabemos que as escolas passaram por uma fase de adição de elementos tecnológicos no ensino de forma não intencional.
No entanto, visualizou-se uma resposta positiva entre essa inclusão tecnológica e a aprendizagem, visualizando que é possível incorporar a tecnologia ao conhecimento.
E em decorrência disso, houve um aumento de métodos ativos e uma utilização mais ampla de recursos que melhor se adequam à realidade dos alunos com a utilização dos meios tecnológicos.
Dessa forma, como resposta de todas as mudanças abruptas sofridas no meio educacional, viu-se que a medida que novos desafios surgem, a sociedade é modificada e novos modelos de sociedade vão surgindo.
Sendo assim, se torna necessário uma nova adaptação na sociedade, de espaço urbano e educação para os cidadãos.
Conclusão
Por fim, resume-se que nesse exercício de compreender os impactos da pandemia do COVID-19 na aprendizagem dos jovens e crianças do Brasil, vê-se uma maior diminuição das aulas tradicionais, ou seja, as expositivas.
O cenário neste sentido caminha para uma educação mais ativa e tecnológica, que traz o estudante para o centro dos métodos de ensino.
Dessa forma, compreende-se que o caminho é receber a tecnologia com uma maior intencionalidade pedagógica a fim de usufruir dos melhores benefícios da mesma para os processos de ensino.
O que você, pai, mãe ou responsável legal, tem notado que a tecnologia influenciou na aprendizagem do seu filho? Comente abaixo.
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