Que a tecnologia faz parte da vida das crianças, principalmente da geração Alpha, é inegável. Porém, tem ganhado mais espaço nas escolas a tecnologia educacional, voltada para o ensino de inglês.
Diversas instituições de ensino têm adotado novas tecnologias no ensino de língua inglesa, de forma a inovar na sala de aula. Dessa forma, se aprimora a educação infantil e torna ela mais atrativa para os olhos do seu filho.
Mas essa é realmente a melhor maneira de aprender inglês? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de língua inglesa!
Qual é a importância da tecnologia educacional na língua inglesa?
“A tecnologia é só uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e conseguir que trabalhem juntas, um professor é o recurso mais importante.” (Bill Gates)
Qual é a importância da tecnologia na língua inglesa? Bem, como qualquer outro campo de atuação, o ensino do inglês tem mudado com os avanços tecnológicos. Diferentes ferramentas digitais contribuem para a aproximação entre a educação e a tecnologia.
As novas tecnologias no ensino de língua inglesa surgem para facilitar o ensino, tornando a experiência educativa melhor de duas formas:
- Facilitando a atuação do professor;
- Tornando as aulas mais atrativas para as crianças, que já são parte do meio digital no mundo moderno.
A importância da tecnologia na língua inglesa é o fato dela unir alunos e professores em tempo real, permitindo a intercomunicação. Porém, as vantagens da tecnologia variam conforme o tipo que estamos falando.
Tecnologia educacional para aprender inglês: quais são as novas tecnologias no ensino de língua inglesa?
O uso de tecnologias digitais no ensino de língua inglesa se tornou comum com a chegada da pandemia e do ensino à distância nas escolas. Porém, as novas tecnologias na educação são diferentes e não vão ser aplicadas de forma emergencial.
Quais são elas?
Aplicativos de língua inglesa
O uso de aplicativos[1] é um bom ponto de partida para aprender o inglês. Eles podem ser utilizados para o estudo e prática do inglês, assim como para a organização da rotina de aprendizagem do aluno.
Além disso, há aplicativos que permitem conversas com pessoas de todo o mundo, o que é um ótimo treino para conversação e para conhecer novas culturas.
Inteligência Artificial para a avaliação de desempenho
A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no cotidiano e é um elemento importante para a criação de ambientes de ensino flexíveis e personalizados. Através dela, é possível elaborar atividades que atendam às maiores dificuldades do aluno.
Basicamente, o sistema com Inteligência Artificial direciona o processo de ensino do inglês de acordo com o desempenho de cada aluno. Dessa forma, ninguém fica de fora do aprendizado.
Armazenamento em nuvem
O armazenamento em nuvem é uma ferramenta pedagógica que permite o acesso e o compartilhamento de dados através de qualquer dispositivo digital. Isso facilita o trabalho dos professores e permite que os alunos acessem e baixem os conteúdos de casa.
Gamificação
Falando em uso das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa, a gamificação é a principal tendência na educação. Basicamente, ela introduz a dinâmica de jogos nas salas de aula, incentivando que os alunos participem das aulas de forma interativa.
Uma clássica dinâmica de jogos é o ranking, onde os alunos adquirem colocações conforme realizam os exercícios e avançam no conteúdo. Claro que para a gamificação funcionar, é importante criar um sistema de recompensa.
Plataforma de atividades
A plataforma de atividades facilita a educação por permitir a conexão dos alunos com recursos como dicionários, planos de aula, áudios, vídeos e exercícios online. Dessa forma, os estudantes podem estudar de qualquer lugar.
Uso de streaming
Não é de hoje que se pode usar os streamings para aprender e praticar o inglês através de vídeos, filmes, séries, podcasts e músicas. Em sala de aula, os professores podem utilizar deles para distribuir o conteúdo multimídia sem infringir os direitos autorais.
O que aprendemos sobre tecnologia educacional?
Novas tecnologias na educação surgem constantemente, resultado da velocidade com que elas evoluem no mundo. Conforme elas melhoram, mais fácil fica de seu filho aprender a língua inglesa de forma fluente.
Com a tecnologia educacional presente nas escolas, é possível se tornar um falante da língua em muito menos tempo!