A empolgação e a admiração nos olhos das Mrs. Fukuda e Hatae ao voltarem de suas “RCA Experience” foram tamanhas que me contagiaram. E “contagiar” é um verbo muito familiar quando se fala sobre a Ron Clark Academy. Mesmo através dos vídeos que assistia na internet, ou através de relatos que lia, imaginar aquele lugar era como imaginar uma Disney para professores!
Chegar à RCA envolveu todas as emoções que uma criança sente ao visitar um parque de diversões: felicidade, ansiedade, nervosismo, euforia etc. Todos esses sentimentos se revezam e trocam de lugar cada vez mais rápido com a proximidade do início das atividades.
Após nos registrarmos e pegarmos nossos crachás com estudantes super prestativos e gentis, adentramos o terreno da escola e nos deparamos com uma festa! A música e a empolgação nos fazem sentir além de acolhidos, naquele momento nos sentimos queridos. E como não poderia deixar de ser, tudo e todos são muito contagiantes.
Ao decorrer do dia, percebemos que há pela escola muito amor, dedicação e cuidado por parte de alunos, professores e pais, demonstrados através do trabalho que todos realizaram para que tudo acontecesse perfeitamente bem. Vimos professores preocupados com a educação em todos seus aspectos, que se desdobram para que suas aulas sejam significativas e para que os alunos possam ter papel ativo no que estão fazendo.
Impressiona muito ver todos os professores andarem para lá e para cá, subirem nas mesas, tocarem guitarra e bateria, dançarem e pularem ao longo da aula, junto aos alunos. Mas nossa maior surpresa foi o nível de preparo que as crianças têm. Estão sempre prontas para participarem ativamente da aula, fazem comentários e perguntas, demonstram apoio aos colegas e, visivelmente, dão o seu melhor.
Ao sair de lá, com milhões de ideias na cabeça e energia para dar e vender, fica esse ensinamento: dar o melhor, ser o melhor de si mesmo que você pode ser em tudo o que esteja fazendo!