Você já ouviu falar em tecnologia educacional? Essa prática de ensino que potencializa a aprendizagem das crianças, vem ganhando cada vez mais espaço dentro da sala de aula.
A forma como nos comunicamos e aprendemos está sempre evoluindo. Não há mais como ensinar na frente de uma sala de aula e esperar a atenção de todas as crianças e adolescentes, usando uma linguagem de décadas atrás.
Não é possível discutir ecologia sem discutir sustentabilidade e tecnologias limpas nos dias de hoje, por exemplo.
Dessa forma, a tecnologia se tornou uma parte tão integral de nossas vidas que agora é impossível ignorá-la na sala de aula.
Os professores precisam considerar e usar a tecnologia em seu ensino e aprendizagem porque ela foi originalmente criada para esse propósito: trazer inovação para a sala de aula e tornar o processo de aprendizagem infantil mais eficiente.
Vamos conhecer um pouco mais sobre essa prática de ensino? Então continue a leitura até o final!
Tecnologia Educacional: o que é?
Embora a tecnologia seja muitas vezes vista como uma distração na sala de aula, ela também pode ser usada de várias maneiras para melhorar e aprimorar o processo de aprendizagem das crianças.
Esse conceito, conhecido como tecnologia educacional, utiliza recursos tecnológicos de forma inovadora para ajudar a ensinar e aprender em salas de aula tradicionais e não tradicionais.
E o tema tecnologia educacional tem aparecido bastante nos meios acadêmicos e de mídia, bem como em círculos sociais de pais que decidiram por colocarem seus filhos em uma escola com essa inovação.
Embora seja um conceito popular, há algumas preocupações sobre seu papel na sala de aula e quão fácil ou difícil é se adaptar a este processo tecnológico que algumas escolas têm adotado.
No entanto, cabe ressaltar que a Tecnologia Educacional, em sua essência, não está focada na tecnologia em si, mas sim nas formas como ela pode ser utilizada em sala de aula para potencializar a aprendizagem.
A Tecnologia Educacional pode estar presente na educação de diversas maneiras, algumas delas são:
- em dispositivos, como os tablets, a lousa digital e as mesas educacionais;
- em softwares, como os aplicativos de livros digitais e jogos;
- em ambientes virtuais do ensino e as plataformas de vídeo;
- bem como a realidade aumentada.
Por que escolher uma escola com foco na aprendizagem oriunda da tecnologia educacional?
A utilização de tecnologia para o melhor desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula, é o resultado de uma melhora significativa da qualidade do ensino através das práticas que utilizam a tecnologia como auxiliadora.
Sendo assim, diferente dos métodos tradicionais de ensino, a tecnologia educacional consegue captar mais fortemente a atenção dos alunos e como consequência estimula diversas competências nas crianças.
Tendo isso em vista, separamos uma lista com os principais benefícios que o seu filho terá ao estudar em uma escola com práticas de ensino que envolvam tecnologia educacional. Confira abaixo!
- Ensino personalizado;
- Facilidade e praticidade de atividades escolares;
- Flexibilidade de horários;
- Desenvolve maior pensamento crítico;
- Aumenta a curiosidade;
- Torna as aulas mais atrativas aos alunos;
- Desenvolve habilidades de autodidatismo;
- Fomenta o interesse em participar das aulas;
- Estimula o interesse em tecnologia;
- Universalização do acesso à informação.
A verdade é que os benefícios não param por aí. E sabemos que se você chegou até aqui, é porque quer oferecer o melhor do ensino ao seu filho.
Quer saber mais dessa prática de ensino que só tem a agregar na educação infantil? Entre em contato conosco!
Até mais!
Logo depois a este artigo, leia também nosso artigo sobre psicologia educacional e como escolher a escola ideal.