Quais são as principais diferenças?
Escola Bilíngue X escola internacional, realmente tem diferença? Este artigo apresentará a diferença entre as escolas bilíngues e internacionais.
O sistema de ensino bilíngue tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Segundo dados da Abebi, desde 2014 esse mercado cresceu 10%. Contudo, não há apenas uma forma de ensino bilíngue – e aí entra a escola bilíngue e a escola internacional.
Ambas apresentam o ensino do novo idioma para além das simples aulas, garantindo uma imersão maior na nova língua. Contudo, a estrutura que leva à educação bilíngue é diferente para os dois tipos.
E quais são essas diferenças? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o assunto!
O que é a escola bilíngue e como ela funciona?
“A escola bilíngue infantil traz um perfeito equilíbrio entre as duas línguas aprendidas.”
A escola bilíngue é basicamente uma instituição de ensino regular com um programa especial para integrar o segundo idioma às disciplinas. Ela deve cumprir com a Base Nacional Comum Curricular , trazendo as principais matérias da educação básica.
Dessa forma, matérias como ciências, geografia, história e português são lecionadas tanto em português, quanto em inglês. Por esse motivo que a escola bilíngue infantil chega a funcionar em período integral, devido a carga horária maior.
Contudo, a educação bilíngue não se restringe às aulas diárias ou semanais – geralmente, há a presença de diversos cursos e atividades que estimulam a imersão.
O que é a escola internacional e como funciona o ensino bilíngue?
“A escola internacional não funciona como uma simples escola de inglês – seu ensino bilíngue é totalmente voltado para quem busca ir ao exterior.”
A escola internacional se trata de uma instituição que adota a legislação educacional, operações, cultura e componentes curriculares de um país estrangeiro. Por exemplo, as escolas britânicas, onde o currículo é britânico.
Dessa forma, as escolas internacionais adotam métodos e materiais estrangeiros, em sua maioria. Elas não precisam atender à grade curricular do BNCC, geralmente recebendo a chancela do IB (International Baccalaureatte).
A formação escolar oferecida pela escola internacional facilita o ingresso do aluno nas universidades internacionais. Aliás, é possível nesse sistema de ensino bilíngue a dupla titulação: uma certificação pelo MEC e um IB Diploma.
Escola bilíngue x Escola internacional: quais são as diferenças?
Agora que conhece melhor as duas escolas, é momento de entender as diferenças entre esses dois sistemas de ensino bilíngue. Quais são?
Grade curricular
A grade curricular da escola internacional segue a legislação do país de origem – por exemplo, a escola britânica segue o currículo britânico. Já a grade da escola bilíngue infantil é regida pela legislação brasileira, mais especificamente a BNCC. Essa diferença é fundamental para compreender como cada sistema aborda o ensino bilíngue. Enquanto a escola internacional prioriza o alinhamento com os padrões educacionais de outro país, a escola bilíngue infantil adapta-se às diretrizes nacionais, integrando o ensino de idiomas de forma complementar ao currículo brasileiro.
Foco curricular
O foco da grade curricular das escolas internacionais costuma ser as experiências, sendo presente temas como educação financeira e empreendedorismo. No colégio bilíngue, há um foco maior no conteúdo. Essa diferença no foco curricular reflete-se nas abordagens de ensino de cada instituição. Enquanto as escolas internacionais privilegiam a aprendizagem através de experiências práticas e interativas, as escolas bilíngues infantis concentram-se na transmissão de conhecimento substancial em diferentes áreas de estudo.
Material didático
O material didático, boletins e avaliações são entregues aos pais na língua do país de origem no colégio internacional. Na escola bilíngue, são entregues todos em português. Essa distinção reflete não apenas a origem do currículo, mas também a comunicação efetiva com os pais, promovendo maior compreensão e engajamento na educação dos alunos.
Calendário escolar
O calendário escolar da escola bilíngue atende ao calendário tradicional do Brasil, com aulas de fevereiro a dezembro e férias entre dezembro e janeiro. Já o colégio internacional segue o calendário escolar do hemisfério norte.
Dessa forma, o ano letivo começa em agosto ou setembro e termina em junho do próximo ano. As férias acabam ocorrendo no meio do ano.
Aplicação das aulas
Na escola bilíngue, as aulas são ministradas nas duas línguas de maneira equilibrada. Já nas escolas internacionais, com exceção do português, história e geografia do Brasil, são todas ministradas na língua de origem.
Quadro docente
No colégio internacional, é comumente exigido uma quantidade mínima de estrangeiros nascidos no país de origem dentro do quadro docente. Na escola bilíngue, não há quantidade mínima de estrangeiros.
Valor da mensalidade
A mensalidade de uma escola bilíngue costuma ser menor do que a mensalidade de uma escola internacional.
Qual a melhor opção para a formação escolar do seu filho?
Se você busca uma educação completa para o seu filho que introduza uma segunda língua de maneira imersiva, a melhor opção é a escola bilíngue. A escola internacional é mais buscada por pais que querem que os filhos estudem no exterior.
Entre escola bilíngue e escola internacional, a primeira é a melhor para aqueles que buscam um filho fluente na língua materna e na estrangeira.
Venha fazer uma visita e conhecer a nosso proposta pedagógica bilíngue.