Ter uma rotina para os bebês bem regrada é muito importante para uma boa saúde mental e física das crianças. Assim como também é importante para os pais.
Por causa de uma rotina saudável, a estrutura física e psíquica da criança se organiza. Por isso, impor uma rotina para os bebês desde cedo é de extrema importância.
A rotina dos bebês será sempre baseada na rotina familiar e nas características culturais que estão incluídos. Lembrando que, cada criança é diferente da outra, da mesma maneira que cada família tem as suas particularidades.
De acordo com profissionais, é muito importante que os pais respeitem a individualidade de suas crianças, sempre considerando o seu grau de maturidade e sua idade.
Vamos falar mais adiante a importância da rotina para os bebês e o que fazer para começar a criar um ambiente para o seu bebê crescer saudável. Continue a leitura com a gente!
Benefícios de criar uma rotina para os bebês
Também de acordo com profissionais, as rotinas criadas pelas famílias dos bebês são muito importantes para o bem-estar e para a saúde psicológica de todos os indivíduos da casa, para assim melhorar a qualidade das relações familiares e a qualidade de vida das crianças.
Através do olhar da criança, o tempo é complexo e, através de uma rotina para os bebês eles conseguem se adaptar e antecipar o seu comportamento à tarefa que vem a seguir. Exemplo: ao fim da aula, a criança já sabe que seus pais irão buscá-lo, ou que se deve tomar um banho antes do jantar.
Por isso, é muito importante que você crie hábitos para as suas crianças na hora de acordar, fazer as tarefas domésticas, dormir, estudar, comer e brincar.
Riscos de uma rotina desorganizada
A maior consequência da falta de uma rotina para os bebês é o retardo no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
Os horários irregulares, com refeições servidas em horários diferentes, sem horários pra dormir e tomar banho, fazem com que a criança cresça com uma formação desorientada e insegura.
Com uma rotina para os bebês, os pais conseguirão ver resultados positivos na escola e no seu aprendizado.
Além disso, a ausência de uma rotina para os bebês na hora de se alimentar pode levar a quadros de desnutrição. Com as alterações de horários, o organismo das crianças acaba por não reconhecer qual o horário adequado para se alimentar, o que é confundido muitas vezes pelos pais como falta de apetite.
Ainda em relação à alimentação das crianças, é muito importante salientar que as refeições das crianças devem ser as mesmas que os pais estiverem fazendo e que devem ser realizada com a família toda reunida.
Em muitos casos, as famílias acabam por não ter tempo de estarem juntas durante as refeições, mas sempre que possível, vale a pena o esforço.
Como aplicar uma rotina para os bebês?
Acho que neste ponto, você já conseguiram entender sobre a importância da rotina para os bebês. Mas, agora vamos saber como e quando iniciá-las.
Entre os 2 ou 4 meses de vida das crianças as crianças começam a entender um pouco mais sobre as coisas que acontecem diariamente, sempre no mesmo horário.
Você pode tentar implementar a rotina para os bebês antes desse período, mas nessa idade é que eles conseguem compreender melhor as coisas.
Repetir as atividades constantemente é uma dos pilares para conseguir estabelecer certos hábitos. Mas, as programações diárias não deverão ser superiores às necessidades das crianças, principalmente nos seus primeiros meses de vida.
Portanto, a ideia principal é que a rotina para os bebês seja definida diariamente, mas não de maneira rígida. Se estiver na hora da criança ir dormir e a criança estiver com fome, ofereça o leite.
Na grande maioria das vezes, as rotinas dos pais do bebê e de seus cuidadores pode ser bastante corrida. Nem sempre a solução é estabelecer horários para que seus filhos criem hábitos, por conta das suas obrigações de trabalho ou obrigações de casa.
Nestes casos, procure tentar fazer o possível para adequar a rotina para os bebês dentro da sua rotina para os bebês de vida.
Conclusão
A rotina para os bebês é muito mais importante do que podemos imaginar. Graças a ela, os pais conseguem auxiliar seus filhos a ajustar seus relógios biológicos, facilitando o seu dia a dia.
Além disso, a rotina para os bebês é uma maneira de ensiná-los a transmitir segurança e a ter autocontrole.