É comum que os pais duvidem de suas decisões enquanto criam os filhos. Isso porque muitas pessoas questionam se estão seguindo o melhor caminho ao criar seus filhos. Como resultado, educadores e psicólogos começaram a buscar uma nova abordagem para a educação: a educação positiva.
Este método ensina as crianças através da firmeza e da bondade. Seu objetivo principal é criar um senso de responsabilidade, auto-respeito, respeito pelos outros e cooperação na criança.
Jane Nelsen foi uma professora americana que criou a abordagem há mais de 30 anos. E é baseado nas teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, dois psiquiatras.
A comunicação não-violenta faz parte do processo
Para a educação positiva, é crucial usar a comunicação não-violenta. Isso significa que os pais não podem punir seus filhos por meio de violência física, verbal ou emocional.
Em vez disso, eles são instruídos a estabelecer uma conexão com seu filho antes de corrigir seu comportamento.
E é crucial que as crianças expressem seus sentimentos sem dificuldade. Dessa forma, é extremamente importante ouvi-los, especialmente quando eles têm birras. Por exemplo, os pais devem esperar até que seu filho se acalme antes de falar com eles em momentos de birras.
Objetivos da educação positiva
Conexão: A conexão é fator indispensável para o êxito da educação positiva. Seus filhos devem se sentir pertencentes ao elo familiar, e este método de educação, proporciona isso.
Respeito mútuo: Já ouviu falar que gentileza gera gentileza? Com o respeito é a mesma coisa. Então atente-se.
Eficácia em longo prazo: Leve em consideração o que as crianças possam estar sentindo, pensando e fazendo;
Desenvolver múltiplas habilidades: Autodisciplina, responsabilidade, cooperação, empatia, respeito, amor e seriedade são características que precisamos desenvolver para uma educação positiva.
Quais as vantagens da Educação Positiva?
As vantagens da educação positiva são inúmeras, crescer em um ambiente positivo não apenas afeta seu desenvolvimento, mas também molda o tipo de pessoa que elas se tornam.
As crianças que recebem educação positiva crescem com uma autoestima mais elevada, uma melhor compreensão da liberdade, responsabilidade e respeito.
Valorizar os sucessos acima dos erros leva a uma atitude mais positiva em relação à vida.
Isso ajuda as crianças a desenvolver uma visão de mundo mais otimista. Mesmo que esse caminho possa ser desafiador.
Como aplicar a educação positiva?
É compreensível pensar que você gostaria de ver a educação positiva colocada em prática. Quebrar um hábito ou aprender uma nova habilidade contudo pode ser difícil e requer esforço constante.
Fazer uma mudança requer dar pequenos passos todos os dias, o que vale a pena o esforço no final.
Em casa, a educação positiva começa com o entendimento de que todos devem seguir as regras.
Isso significa que os pais devem dar o exemplo ao implementar essas regras. As crianças precisam ver seus pais demonstrando aderência às regras para internalizar seu significado.
Se eles observarem seus pais sendo rudes ou desrespeitosos, no entanto, a criança aprenderá o oposto – que as regras não importam. Portanto, mães e pais devem concordar com seus filhos que todos devem mostrar respeito uns aos outros.
Praticas importantes para o sucesso do método
A educação positiva inclui explicar o porquê por trás das regras. Por exemplo, em vez de dizer “Você tem que dormir porque eu mandei. Desobedeça e você será punido!”, os responsáveis podem dizer “Você sabe que tem aula amanhã, certo? Dormir até tarde vai arruinar o seu dia.” Observe a diferença entre essas duas declarações!
As crianças devem ser elogiadas por suas realizações, em vez de simplesmente criticadas quando cometem um erro. Isso ocorre porque o reforço positivo é muito mais eficaz do que o reforço negativo.
É melhor focar o comportamento da criança em vez da criança quando ela quebra as regras. Por exemplo, se uma criança bate no irmão mais novo, é melhor dizer “bater nas pessoas não é legal” em vez de “você é um irmão ruim”.
Formule perguntas que ajuda a criança a compreender uma situação
Rotular e menosprezar a criança é desnecessário ao emitir uma opinião. Em vez disso, considere dizer a eles “isso deixa você triste e magoado. Você gostaria que alguém fizesse isso com você?”
Ao formular a pergunta dessa maneira, você está simplesmente, do mesmo modo, afirmando sua opinião sem condenar o comportamento deles.
Proporcione uma educação afetiva
É fundamental proporcionar uma educação positiva em casa através do diálogo, do afeto e do respeito.
Além disso, é necessário estabelecer e explicar os limites à criança para que ela compreenda por que as coisas são feitas de uma maneira específica e não de outra.
Você deve ler este artigo sobre Psicologia Educacional.