Quem convive com crianças, sabe a dificuldade que é para elas lidarem com frustrações, crises de raiva e momentos de euforia. Por esse motivo, é tão importante nas escolas trabalhar a aprendizagem socioemocional.
O projeto socioemocional na escola é posto em prática em conjunto com os pais. Segundo pesquisa feita em 2020, com mais de 1.700 participantes, muitas famílias têm a necessidade de abordar questões emocionais com crianças e adolescentes. Além disso, essa colaboração entre escola e família é fundamental para garantir o bem-estar emocional dos estudantes.
Esse é o papel da escola e também dos pais. Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre a importância do desenvolvimento socioemocional na educação infantil!
O que é a aprendizagem socioemocional?
“As escolas, em suas propostas curriculares, precisam oferecer atividades para trabalhar o socioemocional na educação infantil.”
Na educação infantil, as competências socioemocionais devem ser trabalhadas pela escola, mas o que são elas? Bem, elas se tratam da capacidade da criança de reconhecer, nomear, administrar e comunicar as próprias emoções.
Ao mesmo tempo, também é a capacidade de identificar e entender as emoções expressas pelas outras pessoas. Esse desenvolvimento socioemocional é importante para a criança desenvolver a autoestima e criar vínculos sociais significativos.
Obs: é recomendado que o projeto socioemocional na escola comece a partir da primeira infância até os 6 anos.
Qual é a importância do desenvolvimento socioemocional na educação infantil?
A importância do desenvolvimento socioemocional na educação infantil reside na saúde da criança. As atividades de desenvolvimento colaboram para uma maior saúde socioemocional, o que, por sua vez, leva a impactos positivos significativos na aprendizagem. Além disso, essas práticas são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo não apenas o seu bem-estar emocional, mas também o seu sucesso acadêmico e social.
Uma criança com bom desenvolvimento socioemocional tende a ser mais feliz, mais motivada a aprender e mais positiva quanto à escola. Além disso, as crianças se tornam mais independentes e apresentam mais entusiasmo nas atividades em grupo.
Já uma criança com dificuldades sociais e emocionais tem dificuldade maior para seguir instruções e para participar das atividades de aprendizagem. Afinal, ela não tem desenvolvida as habilidades socioemocionais.
Quais são as habilidades socioemocionais na educação infantil?
As habilidades socioemocionais na educação infantil permitem o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem mais favorável ao aluno. Elas contemplam os anseios das crianças e de seus arredores, promovendo a equidade por meio do diálogo e da compreensão mútua.
Mas quais são essas habilidades socioemocionais na educação infantil? As principais incluem:
- Empatia, que envolve compreender as emoções e sentimentos do outro, colocando-se no lugar dele;
- Autoestima, que envolve apreciar as próprias qualidades e compreender os defeitos;
- Ética, que se refere à capacidade de avaliar a própria conduta e a dos outros com base nos valores da sociedade;
- Confiança, que implica estar seguro de si e do outro, mantendo uma convicção esperançosa quanto aos resultados desejados;
- Paciência, que é a capacidade de suportar situações desagradáveis, injustas e demoradas, baseando-se no autocontrole emocional;
- Autoconhecimento, que consiste em conhecer-se bem em essência;
- Criatividade, que envolve usar os conhecimentos e habilidades para criar resultados inovadores;
- Autonomia, que é desenvolver a capacidade de tomar as próprias decisões e assumir responsabilidades.
O que deve ser feito para desenvolver o projeto socioemocional na escola?
O desenvolvimento das competências socioemocionais na educação infantil começa dentro da escola. Não se trata apenas de aplicar o tema dentro das matérias escolares, é sobre inserir elas dentro da realidade infantil. Assim, as crianças podem desenvolver habilidades importantes para a vida, como empatia, autoestima e ética.
Então, como desenvolver as habilidades socioemocionais nesse cenário?
Melhore o currículo e a sua equipe
O primeiro passo é montar a equipe certa para o papel da escola.
A adequação do currículo para a formação dos docentes é o ponto de partida, não apenas na contratação da equipe
Depois, revise as matrizes de avaliação e também o material didático utilizado. Por fim, insira na grade algumas atividades extracurriculares, como oficinas, palestras e rodas de conversa.
Estimule comportamentos positivos dentro da escola
Crie dentro da escola espaços destinados ao compartilhamento de talentos e interações sociais, como espaços para desenhos e cantinho da leitura. Também possibilite ações sociais através de parcerias com ONGs e coletivos.
Fale sobre a necessidade de dividir
Incentive a troca temporária de brinquedos e planeje tarefas em grupo, de forma a ensinar para a criança como compartilhar algo com os outros.
Aborde a necessidade da empatia
É importante que identifique as oportunidades para abordar a necessidade da empatia com os alunos.
Você pode iniciar essa conversa contando histórias ou mostrando trechos de filmes, desenhos e músicas.
Use das músicas para identificar sentimentos
As atividades de musicalização são úteis para identificar os sentimentos e devem ser incorporadas ao currículo escolar.
Conclusão
Dificuldades sociais e emocionais por parte das crianças devem ser evitadas para que ocorra o seu desenvolvimento pleno. Os esforços para isso são coletivos, envolvendo a escola, os pais e as instituições em geral. Portanto, é essencial uma abordagem holística que promova o bem-estar infantil.
Em suma, a aprendizagem socioemocional existe para criar um ambiente saudável, onde os “futuros adultos” possam construir melhores relações consigo, os outros e o mundo!
Leia também nosso artigo sobre a importância da meditação infantil na saúde mental da criança.