Recentemente uns pais comentaram que queriam dar aos filhos tudo aquilo que eles não tiveram. Rebati com a pergunta: o que os senhores não tiveram que realmente lhe fizeram falta?
Atualmente há uma cultura de dar aos filhos tudo aquilo que eles querem, ao invés de se preocupar com o que eles realmente precisam.
Se perguntarmos às crianças, muitas não querem tomar vacina, mas precisam. Não querem comer salada, mas precisam. E assim, infelizmente conforme as crianças vão crescendo, muitos pais continuam perdendo de vista o querer versus o precisar e vão pouco a pouco perdendo o controle da situação.
É muito comum existir pré-adolescentes que possuem tênis de 800 reais porque querem, mas não precisam. Esses mesmos pré-adolescentes não estudam inglês porque não querem, mas precisam. As crianças acabam fazendo suas próprias escolhas, baseadas em suas vontades, e não em suas necessidades. Na verdade, elas ainda nem sabem quais são suas reais necessidades.
Como resultado, temos uma sociedade em que as pessoas recebem tudo o que querem, e não tudo o que precisam. Temos uma sociedade cheia de pessoas que não aprendem o que realmente precisam.
Hoje as crianças aprendem que toda vez que choram, ganham o que querem; quando na verdade, precisam aprender a lidar com suas frustrações de não terem tudo o que querem. Hoje as crianças acham que podem fazer tudo o que querem, quando na verdade, precisam aprender que existem limites.
Cresci sem ter tudo o que quis, mas tive tudo o que precisei. Aprendi valores e virtudes que são necessários para a formação de qualquer cidadão. Aprendi a ter confiança em mim mesma e a correr atrás do que quero e não simplesmente a ganhar tudo o que quero.
Esses são os verdadeiros ensinamentos que todos pais deveriam dar aos seus filhos. Reflita sobre o que realmente fará falta para seus filhos no futuro. Nem sempre vocês serão os pais que seus filhos querem ter, mas sejam sempre os pais que seus filhos precisam ter.