Segundo especialistas, quanto mais cedo ocorre o contato da criança com uma segunda língua, mais facilidade a criança terá para se expressar no idioma, sua pronuncia e distinção dos sons daquela língua também serão melhores.
O cérebro humano nasce com uma grande capacidade de adaptação. Até os quatro anos de idade, a criança encontra-se em um período em que as ligações entre os neurônios de seu cérebro estão se desenvolvendo para processar novas palavras, o que torna mais fácil a aprendizagem de um novo idioma.
Uma grande preocupação dos pais que pensam em um ensino bilíngue é a confusão que a criança pode criar ao aprender dois idiomas simultaneamente. Durante a aprendizagem das línguas, pode ocorrer da criança misturar palavras de ambos os idiomas em uma mesma frase, o que não significa uma confusão. A mistura das duas línguas é uma característica comum da aquisição dos idiomas e com o tempo a distinção dos mesmos ocorre naturalmente.
O bilinguismo tem capacidade de influenciar o desenvolvimento da criança não apenas no domínio linguístico, mas também nas habilidades cognitivas não verbais. É indiscutível que são inúmeras as vantagens da inserção de uma segunda língua ainda na infância.