8 ideias para incentivar o aprendizado em inglês para crianças

Sabia que crianças têm uma facilidade enorme para aprender outras línguas? Isso é a plasticidade do cérebro infantil, capaz de se alterar e adaptar às mudanças mais rapidamente. Mas como pôr em prática o aprendizado em inglês?
 

Primeiro, ele deve ser imersivo. Os pais devem estimular o contato constante do filho ou filha com o inglês desde a primeira infância. Segundo, deve ser divertido. Atividades lúdicas são a melhor opção para aprender inglês na educação infantil.
 

E como fazer isso? Prossiga com a leitura e veja como você pode ajudar a ensinar inglês brincando!

Por que é importante ensinar inglês brincando? 

“Quando um adulto ou jovem busca o aprendizado em inglês, ele já carrega a motivação para isso. Numa criança, é necessário ainda o estímulo.”
 

Adultos querem aprender inglês por motivação própria ou para uma melhor oportunidade de emprego. Mas e crianças? Apesar de sua facilidade em aprender, elas não têm exatamente a motivação para isso.
 

Carreira, futuro, viagens internacionais são coisas ainda muito abstratas para ela, diferente do que é para você. É aí que entra a atividade lúdica, tornando o aprendizado de inglês na educação infantil mais divertido.

 

Aprendizado em inglês: como praticar o inglês lúdico infantil?

No inglês para crianças, você deve garantir duas coisas: que a comunicação em inglês seja natural, e a criança deve ter independência nisso, e que seja uma atividade lúdica.
 

E como você pode garantir esses dois pontos e incentivar seu filho pelo inglês lúdico infantil?

 

1. Música em inglês para crianças

Uma das atividades lúdicas mais comuns é escutar música em inglês, algo que fazemos já diariamente. Músicas são curtas e aquelas infantis são ótimas para introduzir elementos em inglês.
 

O ideal é escolher uma canção bem curtinha, que repita o refrão muitas vezes ou um conjunto de palavras. Você pode escolher músicas que apresentem o alfabeto, partes do corpo, cores, animais, etc – assim como nas músicas brasileiras.
 

Algumas ótimas opções são:

  • Super Simple Songs;
  • Cocomelon;
  • Little Angels
  • The Singing Walrus.


2. Jogos em inglês

  • Ensinar inglês brincando é muito efetivo quando falamos em jogos. Há muitos jogos infantis e jogos de tabuleiro que são oferecidos em inglês e que também permitem lições sobre alfabeto, corpo, cores, etc.

3.Aplicativo para aprender inglês

  • Da mesma forma que há jogos em inglês, há também aplicativo para aprender inglês. Um exemplo é o Duolingo, que é interativo (tendo um sistema de fases), traz imagens e efeitos sonoros e apresenta um conteúdo simples.

E há outras opções? Sim, há as seguintes:

  • Lingo kids, para crianças de 2 a 8 anos;
  • Pili Pop, para crianças de 5 a 10 anos.


4. Desenhos e filmes para aprender inglês

Se sua criança já consegue ler com mais facilidade, você pode colocar desenhos para ela assistir e/ou filmes para aprender inglês. Uma dica é primeiro assistir eles em inglês com legendas em português e vê-los depois com áudio e legendas em inglês.

Dessa forma, a criança treina através da associação de palavras ao contexto. Além disso, se familiariza com a pronúncia em inglês.
 

5. Brinque utilizando a língua inglesa

  • O inglês lúdico infantil é muito bem praticado quando feito através de brincadeiras infantis. Elas favorecem o aprendizado em inglês natural, enquanto também são uma brincadeira em família. 

Algumas brincadeiras comuns são:

  • Amarelinha: é uma ótima oportunidade para ensinar os números em inglês;
  • Caça ao tesouro: distribua pistas pela casa, todas em inglês;
  • Na cozinha: escolha uma receita simples em inglês e faça o prato junto do seu filho.


6. Leia fábulas e histórias infantis em inglês

  • Se você tem o costume de ler para seu filho antes de dormir, é uma ótima oportunidade para fazer isso em inglês. O inglês na educação infantil envolve muito a leitura e fábulas e histórias infantis possuem uma estrutura simples e fácil de assimilar.


7. Converse em inglês

  • Conforme mais comum é o inglês no cotidiano, mais fácil para a criança assimilar. Não precisa ser toda hora, mas tenha momentos de conversas em inglês na casa. Pode ser ao realizar tarefas, ao ver um filme, ao deixar recados, etc.
     

8.Acompanhe a atividade escolar

Por fim, a melhor forma de incentivar o aprendizado é pedir para que o filho mostre o que aprendeu. É uma forma de revisar os conteúdos da escola e de mostrar que você tem interesse no saber dela​

Faça parte do aprendizado
Há um terceiro ponto no aprendizado em inglês que você deve garantir: reconhecimento. Parte da motivação de uma criança é ser reconhecida pelo que faz – quanto mais atenção você dá ao seu aprendizado, mais ela se sente compelida.
O aprendizado em inglês requer reconhecimento para prosseguir. Num momento de folga em seu dia, seja parte do ensino de seu filho com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *